O Projeto
A proposta deste painel é promover um levantamento das manifestações da gastronomia ancestral no estado do Rio de Janeiro, que resultará numa base de dados georreferenciada e publicação de um livro. O livro será disponibilizado em formato digital e físico, para ampla divulgação.
Além do levantamento, serão realizados eventos presenciais de cozinhas demonstrativas, onde será apresentado um prato característico da culinária ancestral, assim como sua história. Os eventos serão transmitidos ao vivo na página do projeto.
O Painel das manifestações da gastronomia ancestral no Rio de Janeiro fornecerá, assim, metodologias para obtenção de indicadores, mapas e recomendações visando ao aperfeiçoamento das políticas públicas, além da disseminação da gastronomia ancestral.

A obra reúne uma seleção dos melhores produtos dos levantamentos realizados, em que seus autores, sob a coordenação da professora doutora Renata Borchetta Fernandes Fonseca, refletem cientificamente sobre
assuntos históricos de grande impacto social, envolvendo os desafios de se manter costumes, tradições e memórias, resultantes da miscigenação de povos de etnia portuguesa, indígena e africana, que formaram a culinária brasileira.
O levantamento demonstra que a influência para formação da culinária étnica brasileira presente no Estado do Rio de Janeiro, pode ser identificada nas comunidades representadas pelas favelas cariocas, assim como em restaurantes de média e alta classe. A culinária ancestral se indifere de camadas socieconômicas, visto que esse trabalho mostra a mistura de linguagens até referenciada em um simples alimento com a mandioca, podendo ser chamada também pelo aipim, que em tempos atuais está na maioria das mesas brasileiras atravessando as etnias originárias no Brasil