O Projeto

O objetivo do projeto é promover um levantamento e um estudo sobre a aplicação dos preceitos legais e práticas do Turismo Acessível. Concomitantemente criar as bases de uma sensibilização do poder público e empresários sobre a importância da visão mercadológica deste segmento.

O estudo se dará por meio formulário de pesquisa a ser respondido voluntariamente pelas Secretarias de Turismo, Operadoras e Agências de viagens e os Meios de Hospedagem.

Os dados obtidos nos levantamentos serão georreferenciados e quantificados de maneira a oferecer um programa de capacitação dirigido aos gestores públicos, empresários e funcionários.

Produtos

  • Uma Capacitação aos Gestores Públicos, Empresários e Profissionais especializados no atendimento ao turista. Será utilizada uma plataforma EAD que será utilizada uma plataforma EAD que vai desenvolver um processo de formação e de mudança de comportamentos e conhecimentos dos gestores e empresários do “trade” turístico e dos seus recursos humanos em relação ao Turismo Acessível. O público-alvo definido para este projeto são os gestores municipais e, por meio deles, os empresários e profissionais responsáveis pelo atendimento direto ao turista.
  • Publicação de material em formato impresso e digital contendo os resultados do Painel que reunirá em um dispensário, os artigos e textos sobre o tema e, ainda, um registro em banco de dados, indicadores e mapas, que concorrerão para a formulação de recomendações para gestores (públicos e privados) na aplicação e aprimoramento das Políticas Públicas e práticas locais visando seu aperfeiçoamento bem como, eventualmente, a criação de novas iniciativas legislativas ou de práticas nos municípios turísticos do estado.

Redes

Live de Abertura

Experiências e vivências do turista PCD no estado do Rio de Janeiro

Live de Encerramento

Publicação

Turismo acessível no Estado do Rio de Janeiro: Um estudo analítico e transdisciplinar

O Manual de Orientação sobre Acessibilidade e Atendimento às Pessoas com Deficiência, desenvolvido através da parceria Solares e UNIRIO, durante a pesquisa voluntária sobre acessibilidade em 20 municípios do estado do Rio de Janeiro, subsidiará a implementação de uma política pública de promoção da acessibilidade e no aperfeiçoamento das práticas legais, conforme preconiza a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/15). Espera-se que este manual seja um marco norteador sobre a temática da pessoa com deficiência, dos requisitos mínimos de acessibilidade, da legislação e normas técnicas que visam à supressão de barreiras e obstáculos nos espaços públicos e privados, requisitos estes fundamentais para o exercício pleno da cidadania.